Saiba como a transformação digital pode impactar as pequenas e médias empresas

Entenda esse processo tecnológico e saiba como promover essa transformação em seu negócio

A Transformação Digital já é um fator notável em pequenos e médios negócios. A forma com que eles atuam está mudando rapidamente a cada ano. Tudo isso devido ao aumento do uso de tecnologias no dia a dia da gestão.

Quando uma MPE não direciona essas mudanças, existe uma possibilidade considerável da perda na questão de competitividade.

De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook.

É notável o aumento, presença e importância da internet para a realidade. Não apenas nos referimos ao Marketing, mas também a processos gerenciais internos.

Como lidar com essas transformações?

Apesar dessa fundamental mudança tecnológica, não podemos esquecer que o nosso objetivo precisa estar concentrado em facilitar a vida das pessoas que as usam, tornando-as mais organizadas, simples e práticas. Veja dicas de como lidar:

- Inove! Foque em pensar diferente, ofereça soluções diferenciadas, atraindo seu público e fidelizando-o;

- Seus colaboradores também são importantes. Crie e melhore processos que tragam resultados mais positivos na rotina de trabalho;

- Capacite-se e leve capacitação para os membros da equipe;

- Sua presença digital é importantíssima, não esqueça! Tenha um perfil bem gerenciado, com comunicação atualizada e alinhado com os valores da empresa;

- Seja encontrado na internet, para isso é importante ter um site. O espaço deve ter informações claras, objetivas e boa navegabilidade. A experiência é tudo!

- Use os sistemas ao seu favor, como o WhatsApp. Ofereça um canal aberto para tirar dúvidas, enviar informações sobre produtos, promoções exclusivas, solicitar feedback dos serviços e até realizar vendas.